O acervo do Museu de História e Arte Helénton Borba Côrtes é formado de objetos e documentos doados pela comunidade com o objetivo de mostrar como viviam os pioneiros nos anos iniciais de ocupação territorial da região. São objetos usados na rotina doméstica, utensílios de trabalho. O acervo também conta com farto material de documentos, arquivos de jornais, revistas, fotografias, livros, fitas e vídeos com depoimento de pioneiros. Estima-se que o museu tenha cerca de doze mil itens disponíveis para mostra.
Ocupa espaços em dois pavimentos no prédio do Teatro Calil Haddad: o térreo é destinado a exposição de trabalhos artísticos e o primeiro andar é destinado a exposição dos objetos e documentos relacionados com a história da cidade.
Destaque no hall de entrada o último painel em mosaico feito pelo artista Poty Lazzaroto e o piano do compositor Joubert de Carvalho, autor da música Maringá, que deu nome à cidade.
O nome do museu é uma homenagem ao pioneiro Helénton Borba Côrtes, primeiro vereador a propor a criação de um museu municipal.
Abre das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
® ViVa Comunicação Digital
Rua Pará, 60 – Distrito Vale Azul
87115-028 – Sarandi-PR