Local de grande visitação pública no centro da cidade, área de mata nativa e lago artificial com 479,3 mil m². Foi inaugurado em 1970 na gestão do prefeito Adriano Valente. Na entrada principal há uma estátua dele em tamanho natural, criação da artista plástica Rosa dos Anjos e também a locomotiva Maria Fumaça que inaugurou a Estação Ferroviária da cidade em 1954. Existem várias trilhas na mata para o visitante passear e apreciar a natureza, ver os tipos de árvores, animais silvestres, ver e ouvir o canto dos pássaros.
Próximo ao lago existe um Jardim Japonês criado para registrar setenta anos de imigração japonesa, inaugurado em 1978 durante visita do príncipe do Japão, Akihiro e sua esposa Michiko e também uma gruta com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Tem lanchonete, parquinho infantil, loja de artesanato e aluguel de caiaque e barcos pedalinho para passeio aquático.
Uma passarela suspensa ligando o interior do parque ao Portão 2, na Avenida Laguna, faz referência ao caminho usado por moradoras da Vila Operária que iam lavar roupa no Córrego Moscado nas décadas de 1950-60.
O parque tem uma grande população de animais silvestres, quatis, gambás, lagartos, cutias, macacos-pregos e aves; por isso é proibido entrar com animais de estimação. Também é proibido acesso com bicicleta, skate, patins e scooter. Permitido carrinho e bebê e brinquedo infantil de pequeno porte.
Na área externa, em três quilômetros de calçada no entorno do parque, foi construída pista de caminhada emborrachada e uma ATI (academia da terceira idade) para exercícios físicos. É o local preferido dos maringaenses para fazer caminhada.
Nos domingos e feriados a prefeitura interrompe o trânsito de carros e motos em algumas pistas e avenidas próximas ao parque, para ampliar o espaço de lazer da população.
Abre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
® ViVa Comunicação Digital
Rua Pará, 60 – Distrito Vale Azul
87115-028 – Sarandi-PR